sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dicas para estudar mais e melhor


Kuku meninas

Esta é uma altura de muito stress para os estudantes do secundário e do ensino superior devido à época de exames. Há vários métodos de estudo e cada pessoa tem um ou outro método particular que os faz ter mais concentração. No meu caso, por exemplo, estudei para vários exames de secundário/licenciatura em cafés porque concentrava-me melhor com barulho e um pouco de "caos". Com o mestrado os hábitos mudaram e aí só conseguia concentrar-me em casa ou em bibliotecas mas sempre em horários nocturnos. Hoje vou deixar algumas dicas de como aproveitar melhor o tempo para estudar tendo em conta a minha experiência própria mas também por pesquisa feita na internet visto que as minha técnicas eram um pouco peculiares. =P

  
Dicas Para Estudar


1. Ter horários bem definidos - Ao definirmos horários de estudo, alimentação e descanso conseguimos ter um maior e melhor aproveitamento do tempo para estudar. Há quem estude vários minutos/horas seguidas mas necessite de um intervalo maior de tempo para descansar e voltar a estudar, outras preferem fazer várias pausas para assimilar melhor a informação. No mestrado conheci um programa que é óptimo para este último método de estudo - o Focus Booster. Este programa é um temporizador que avisa para fazer intervalos após X tempo de execução de uma actividade (como estudar).



2. Local adequado -  Para a maioria das pessoas um local calmo e sem barulho é o local ideal para ter maior concentração. Mas nem sempre é assim...como já referi, eu não me conseguia concentrar com o silêncio, aliás, até me desconcentrava. Portanto, acima de tudo, acho que devem de encontrar um local que seja adequado para o vosso tipo de estudo mas que não tenham constantemente alguém a interromper-vos.

3. Apontamentos - Nas aulas tire apontamentos de tudo, até do que parece mais banal. Faça esquemas e resumos da matéria dada e troque esses apontamentos com os colegas. Eu sempre fui menina de resumos e apontamentos, e por muito completos que fossem eu esquecia-me de algo, ou porque não achei importante ou porque não reparei. Para ajudar no meu estudo e também no dos meus colegas, nós trocávamos constantemente de apontamentos e resumos o que facilitava na diminuição da informação perdida.

4. Verbalize - Eu utilizava bastante esta técnica para apresentações orais. Antes de qualquer apresentação em Power point colocava-me em frente ao espelho com o texto decorado e reparava na minha maneira de apresentar e na dicção. Quando não recorria a este método notava que tinha bastantes "brancas" durante a apresentação devido ao nervosismo.

5. Auto-exames - Um outro método que recorria constantemente era na formulação de exames. Tendo em conta à matéria dada nas aulas e aos apontamentos obtidos, eu fazia perguntas a mim mesma (em papel) sobre o grosso da matéria, e em folhas à parte, sem ajuda dos apontamentos ou de livros, tentava responder por mim mesma.

6. Suplementos alimentares - Vou ser sincera...durante a minha licenciatura/mestrado tive bastante ajuda de um suplemento alimentar que me ajudava na concentração na hora de estudar. O que tomava era o Cerebrum forte e fez me milagres. Eu conseguia fazer directa, ir para o exame de manhã correr-me super bem e só depois de ter uma refeição (ex. almoço) é que me sentia exausta e a necessitar de descansar. Contudo, acho que o meu cérebro ficou um pouco viciado ao ponto de necessitar de comprimidos para me manter concentrada...até que me aconselharam a fazer pausas regulares. Portanto, aconselho que tenham bastante cuidado no uso destes comprimidos.


Boa sorte para esta época e espero que tenha ajudado um pouquinho ;)

Beijooo

Sem comentários:

Enviar um comentário